?



Expointer Publicado Dia 26/05/2015 Por Jota Bueno Radialista. MG

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Expoleite 2015 é lançada durante 37ª Expointer

O secretário da gricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, reiterou o comprometimento de sua pasta com o setor leiteiro - Foto: Pedro H. Tesch/Especial Expointer


O maior evento exclusivo do setor leiteiro, a Expoleite 2015, foi lançado oficialmente neste sábado (30) durante a 37ª Expointer, no estande da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), em cerimônia prestigiada por lideranças da cadeia produtiva.
A edição 2015 acontecerá de 27 a 31 de maio e trará novidades, como a realização do primeiro Congresso Internacional do Leite e da Feira Nacional de Agronegócios do Sul. Outra expectativa positiva dos organizadores é para o incremento que deve ser gerado com a participação do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), criado por iniciativa do Governo Estadual com o objetivo de agregar entidades públicas e privadas para ações de melhoria da competitividade e qualidade do setor e produtos lácteos.


O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, ressaltou o comprometimento de todas as unidades de sua pasta para o fortalecimento do setor leiteiro e anunciou, como mais uma das medidas de apoio, o fórum Aliança Láctea Sul-brasileira. A atividade, que ocorre na próxima terça-feira (02), às 14 horas, na Expointer, reunirá os três governadores do sul do país.  “Estamos trabalhando muito e os resultados estão aparecendo. Em 2015 assumiremos o primeiro lugar em produção leiteira no Brasil”, afirmou Fioreze.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ressaltou a importância do segmento e defendeu a qualidade do leite gaúcho. “Nosso produtor se profissionaliza mais a cada ano. Hoje qualquer pequeno criador fala em célula somática e contagem bacteriana. Eles têm consciência de que o leite é um produto nobre e de que não tem mais espaço para amadorismo”,destacou.
Atualmente o estado é o segundo produtor nacional de leite, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Com produção diária de 10 milhões de litros, mais de 130 mil famílias gaúchas trabalham com um rebanho superior a 1,5 milhão de vacas. “Não tenho dúvidas de que nosso leite é o melhor do Brasil. Identificamos problemas porque temos um controle muito rigoroso e estamos trabalhando nessa questão”, completou Tang.
Texto: Carla Suptitz/Especial ExpointerEdição: Redação Expointer

Nenhum comentário:

Postar um comentário